sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Ligações químicas



 Ligação covalente



Quando olhamos ao nosso redor observamos uma gama de materiais das mas variadas cores, texturas e formas. Sabemos por meio de nosso estudo que são formadas por átomos.
Mas, sempre nos questionamos como estes estão dispostos? Como isso ocorre?
Os átomos se unem por interação eletrônica, perdendo compartilhando ou implismente libertando os eletrons de suas eletrosferas. Mas, sabemos que os átomos são classificados, de acordo com suas propriedades físicas e químicas (classificação periódica dos elementos químicos), em três grupos metais, não metais ou ametais e gases nobres ou gases ideais
Nessa classificação existe a excessão a regra nominado de Hidrogênio, que não pertence a nenhum destes grupos, pois, quando em presença de um elemento mais eletronegativo ele se comporta como um metal e quando em presença de elementos menos eletronegativos ele se comporta como um não metal.
Para tanto devemos lembrar a característica eletrônica dos metais como o fato de possuirem poucos elétrons na camada de valência e baixa eletronegatividade e alta eletropoisitividade. O que significa que eles tem bastante facilidade de perderem esses elétrons para se tornarem estáveis de acordo com a teoria do octeto.
Esta interação eletrônica é classificada de acordo com a maneira com que ocorre e entre quem ocorre, sendo daí classificada em iônica ou eletrovalente, covalente ou molecular e ligação metálica ou liga metálica.
A ligação iônica ocorre pela troca permanente de elétrons, o que forma íons,  entre metais e não metais ou metais e hidrogênio. Por isso, também é chamada de eletrovalente.
A ligação covalente ou molecular ocorre pelo "compartilhamento" ou emprestimo temporário de elétrons, não originando íons, entre não metais e não metais, não metais e hidrogênio ou hidrogênio e hidrogênio.
A ligação metálica ocorre pela "libertação" dos elétrons que se movimentam livres entre os átomos dos metais, não formando íons. Como o nome já diz ocorre entre metal e metal.
Estas ligações determinam o comportamento e interação entre suas partículas, que por fim constituem as propriedades da substância.
As propriedades dos elementos químicos envolvidos na ligação química vai determinar a geometria de ligação das partículas formadas.
Hoje sabemos que toda matéria do universo são formados por átomos e estas interações ocorrem a todo o instante. Este conhecimento é muito importante ao diversos ramos da química e suas áreas afins por determinar, ao menos teóricamente por enquanto, que podemos construir qualquer material em laboratório. Daí surgindo materiais mais resistentes e soluções para diversas problemáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário