sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Concentração das soluções

A concentração se trata, em química, da quantidade de particulas, moléculas ou aglomerados de soluto disperso em um determinado volume de solvente, que constituem a solução.
Essas partículas de soluto apresentam uma quantidade de massa (m1) medido em unidades de g, kg, ton e o volume da solução é medido mL, L.
Então, podemos dizer que a concentração é a relação entre a massa do soluto e o volume da solução. Embora, existam algumas relações entre massas e entre volumes.
De acordo com a medida da massa do soluto e do volume do solvente determina-se o tipo de concentração a ser calculado, podemos distinguir então:
*Concentração comum
É o calculo da concentração de maneira direta sem se preocupar com as unidades de medida da massa do soluto ou do volume da solução. Por isso é expressa matematicamente por:

C =  m1    onde C = é a concentração; m1 = é a massa do soluto e V = volume da solução
         V
*Concentração molar ou molaridade
 Também conhecida como concentração em quantidade de matéria, é cálculada pela relação da quantidade de mol do soluto pelo volume da solução em litros. É expressa pela equação:
M =  n1    onde M = Concentração Molar; n1 = número de mol do soluto; V = Volume da solução em

         V                                                                                                                                               litros.



       

Nenhum comentário:

Postar um comentário