quarta-feira, 28 de março de 2012

Pesquisa científica

A Pesquisa Científica



A pesquisa tem como objetivo gerar conhecimentos, promovendo evolução em todos os setores da vida moderna.
Para tanto, ela deve ser planejada e executada seguindo a rígidos critérios metodológicos, principalmente no tratamento de informações. Esses critérios devem estar de acordo com conceitos já consagrados pela ciência e de acordo com nomativas e Leis regionais.
Dessa forma, as constatações e/ou conclusões advindas pela pesquisa devem facilitar a compreensão da realidade e do meio, de fenômenos naturais ou provocados pelo homem.
Neste contexto, ela se diversifica de acordo com seu objeto de estudo, com técnicas de obtenção de dados, com os instrumentos utilizados, entre outros.Comunmente distinguimos com certa facilidade a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, porém, observamos que ela pode variar de acordo com os instrimentos, a objetividade, os proecedimentos e aplicação da pesquisa.
Para maior aprofundamento sobre o assunto recomendo a leitura dos textos apresentados nos links: PESQUISA CIENTÍFICA: O QUE É E COMO SE FAZ; Metodologia Científica; A pesquisa científica; O que é pesquisa científica

Um comentário:

  1. Oi Elton, tá muito show teu blog hein, parabéns!!
    Curti mesmo, passa lá no nosso de Arte para dar umas conferidas nas novidades, quem sabe contribua também para seus estudos. E vê se aparece na faculdade pra gente conversar ;D

    Abraço

    ResponderExcluir