segunda-feira, 12 de março de 2012

Mácaras africanas


As máscaras tem um fundo simbólico muito expressivo nas culturas africanas, variando, de acordo com os reinos e regiões da Africa.
Podemos distigui-las por suas aplicações simbólicas, materiais e modos de fabricação.
Além de todo o ccontexto cultural que estas apresentam. Bem como, as formas de representação artísticas características de cada povo.
Em que, além de representação e expressão artísticas sempre buscam alguma utilidade para as peças.
É importante ressaltar a técnica utilizada para entalhar a madeira e moldar a argila e o metal.
Aprofunde lendo os textos: Mácaras africanas; As máscaras africanas e suas muitiplas faces; Arte Africana; A proposito das mascaras africanas; Tipos de máscaras africanas.

5 comentários:

  1. esse blog e muito bomm , eu indicooo .

    ResponderExcluir
  2. Nas culturas ocidentais, uma máscara mortuária, funerária ou fúnebre era uma máscara feita de cera ou gesso que era colocada sobre o rosto de uma pessoa recém-falecida. A máscara podia ser feita para se possuir uma lembrança ou souvenir do falecido ou usada como modelo para criação de retratos. Alguns desses retratos puderam e podem ser identificados como baseados em máscaras mortuárias, dadas algumas deformações provocadas pelo gesso durante a modelagem.

    Em outras culturas, a máscara era um ritual de sepultamento. As mais conhecidas dessa espécie foram as máscaras feitas pelos antigos egípcios como parte do processo de mumificação, como a máscara de Tutankhamon.

    No século XVII, alguns países europeus usaram as máscaras mortuárias como efígies. No século XVIII e XIX foram usadas para registrarem rostos de desconhecidos para posterior identificação, até serem substituidas pela fotografia.

    ResponderExcluir
  3. Roseli Alves Costa n°17
    Simone Camargo n°18
    Os yanomamis
    Neste trabalho pesquisamos Sobre os Yanomamis , índios da Floresta tropical, Amazônica e Venezuela, onde o território onde eles vivem é de uma grande extensão territorial onde só são separados pelo Rio negro e Rio Amazonas.
    E ao concluímos esse trabalho, aprendemos um pouco sobre sua cultura, sua arte e como os índios cumprem sua missão, na caça e na pesca entre outras atividades. E o quanto as mulheres usam sua sabedoria, mesmo sem o conhecimento de química através de banha de animais com sementes que contém corantes como o jirucum, o jenipapo, o fumo preto, etc. Elas conseguem fazer tintas de cores fortes e vibrantes, onde é função das mulheres e das filhas fazerem as tintas e pintarem seus maridos e filhos para os rituais e festas.
    E já nas nossas máscaras usamos o gesso , com a água que ao entrar em contato forma um líquido grosso e viscoso onde é colocado no molde e feito as nossas máscaras, onde serão lixadas pintadas e decoradas, e o motivo das pinturas é sobre os índios Brasileiros e com isso tivermos uma noção sobre química.

    ResponderExcluir
  4. Aluna: Amanda Rocha n°03 3° "AN"
    Postagem sobre o procedimento da máscara mortuária!
    Utilizei um rolo médio de atadura ingessada, água e vaselina sólida. Foi aplicado a vaselina na face do rosto, em seguida uma ajudante "colega de classe" foi colocando pedaços da atadura. A máscara é feita rapidamente e de forma super interessante, pois assim nos aprofundemos nos estudos sobre os índios e suas pinturas faciais. Foram feitas pinturas variadas, todas voltadas para alguma tribo. Minha máscara foi pela tribo dos Yanomamis, onde pude compartilhar com meus colegas a cultura e suas pinturas faciais. A pintura facial tem como conhecimento científico o modo como foram feitos as tintas. Pois o conhecimento é alvo de técnicas que reformulam a teoria existente. As pinturas tem relação com química pelo fato de existir vários tipos de misturas. Existem vários procedimentos para se fazer uma tintura indígena, como por exemplo: Vermelho - sementes de urucum, Preto - em geral carvão (madeira queimada), Terra ou argila para o amarelo, extrato de folhas para o verde, frutas (tipo amora) para o azul e povilho de mandioca para o branco, o resto das misturas são resultados das misturas dessas cores obtidas. Mais depende muito de cada localidade das tribos, pois em cada região se usa pigmentos diferentes. Basicamente é nesse meio que encontramos conhecimento científico, nas tinturas, e nas formas como são feitas.

    ResponderExcluir
  5. Ao realizar o trabalho sobre mascaras Brasilíndias concluímos que, mesmo sem o conhecimento de químicas os yanomamis, realizavam suas máscaras através de experimento. Como por exemplo: para as tintas era utilizado Vermelho - sementes de urucum, Preto - em geral carvão (madeira queimada), Terra ou argila para o amarelo, extrato de folhas para o verde, frutas (tipo amora) para o azul e povilho de mandioca para o branco, o resto das misturas são resultados das misturas dessas cores obtidas. Eles não tinham conhecimento que juntamente H20 (água) e o Ca2SO4xH2O(gesso) poderia ser realizado suas máscaras.Através de seus experimentos eles foram descobrindo e se aperfeiçoando . Também aprendemos um pouco sobre suas culturas seus cultivos e rituais, sobre suas atividades como caça e pesca entre outras.
    Ao Realizarmos o nosso molde que utilizamos apenas creme e atadura gessada e vaselina sólida e para produção da máscara utilizamos gesso e água e o molde já preparado . Após a produção da máscara lixamos alisamos e pintamos de acordo com a pesquisa realizada por cada grupo.
    Trabalho realizado pela Aluna:Ana Hevilin Martins n°4 3°A Formação de Docentes

    ResponderExcluir