Este blog, tem por objetivo auxiliar os educandos a nível médio, com dicas, textos complementares, relatos de experiências, entre outros. Proporcionando subsídios para a compreensão de fenômenos, a elaboração de hipóteses, e a experimentação. Buscando a compreensão do meio a partir do conhecimento científico.
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
Máscara mortuária - o molde do rosto
As máscaras mortuárias vem sendo utilizadas pelo ser humano a séculos seja no meio científico, artístico ou religioso.
Ela consiste em nada menos que o molde do rosto.
Em algumas culturas foram utilizadas como ornamentos para a lápide, já eu não existia ainda a fotografia, por artistes como meio de dar forma a rostos de esculturas e para a ciência como forma de estudar as modificações do corpo humano afim de se adequar aos diferentes meios da biofera.
Veja os textos indicados no link: Máscara mortuária; Máscara mortuária de célebres.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A minha ja esta em Andamento , e esta ficando mt ´´TOP`` :D
ResponderExcluirMuito bom garoto, continue qualquer dúvida poste aqui ou me procure!
ExcluirSeja um segidor do blog
professor qual material é melhor gesso ou argila
ExcluirOi professor :D
ResponderExcluirFiz minha máscara mortuária de gesso.
Realizei os seguintes processos:
1. Uma pessoa fez o molde em meu rosto com vaselina e atadura gessada, e durante três dias deixei secar a sombra;
2. Preparei o gesso, coloquei no molde deixei secar durante dois dias. Após este tempo retirei o molde de atadura;
3. Já com a máscara seca, usei uma lixa grossa e depois uma mais fina para tirar as imperfeições;
4. Pintei com tinta semi-brilho.
5. Após ter entregado a máscara, o professor decidiu nos dar mais uma chance para o nosso trabalho se tornar mais perfeito;
6. Logo em seguida, passei massa corrida para cobrir totalmente as imperfeições, deixei secar novamente, lixei, pintei com tinta de tecido e passei verniz.
7. No último passo preparei uma base para assim ser aderida a mascara sobre ela, coloquei em uma caixa e assim terminei o trabalho, logo podendo ser entregue ao professor.
Conclusão
Conclui que neste trabalho, a química está presente desde o primeiro passo até o ultimo. E que podemos perceber várias mudanças de estados da “matéria- prima” usado para realizar a mascara (gesso).
Aluna: Cristiane Martins 2ªC nº 11
Ooi professor Elton ;D
ResponderExcluirA seu pedido, irei detalhar o procedimento da máscara mortuária. Nos seguintes passos:
1º Passo : CONSTRUINDO O MOLDE
Uma colega minha, utilizou vaselina sólida para passar em meu rosto (principalmente nos pelos), após isso ela começou a espalhar pedaços de atadura gessada em minha face, de forma que cobrisse todo minha pele e ficasse resistente. Depois de alguns minutos, com a atadura já “seca”, ela retirou, e tampou os orifícios do nariz que haviam ficado descobertos.
2º Passo : VAZAMENTO DA MÁSCARA
A primeira atitude a tomar, foi escolher o material a ser usado para o vazamento. Eu optei pela argila e o processo “Paper Clay”. Nesse processo, triturei uma embalagem de ovos (espécie de papelão) com água no liquidificador, após ter feito isso, juntei a argila e a mistura triturada em uma bacia e amacei, até obter uma textura bem homogênea.
Após este procedimento, com um pincel, passei vaselina sólida no interior do molde, em seguida preenchi o mesmo, com a mistura preparada anteriormente. Coloquei a montagem em um forno pré-aquecido em aproximadamente 360°C, e deixei pelo menos 30min., até evaporar totalmente a água que havia na mistura.
3º Passo : RETIRANDO AS IMPERFEIÇÕES
Após ter retirado a máscara do molde, peguei uma lixa grossa e lixei todos os pequenos orifícios que haviam, tomando cuidado para não lixar muito e perder os traços da máscara, em seguida peguei uma lixa mais fina para “polir” a máscara e fazer o acabamento dessa fase.
4º Passo : DECORANDO A MÁSCARA
Neste passo, já tendo em mãos, a pesquisa do povo que me interessei, e consequentemente o modelo da máscara, iniciei a pintura. Utilizei pra os detalhes pretos o noguete, e para os demais detalhes, alguns esmaltes coloridos. Para obter uma máscara mais duradoura e bonita, passei uma camada de verniz sob a mesma.
5º Passo : BASE PARA A MÁSCARA
A base por mim escolhida foi de papelão. Utilizei duas folhas de papelão e um pouco de fita para ficar mais resistente, após isso peguei um papel pardo e encapei o suporte. Optei pela cor parda para entrelaçara cor da base com a cor da argila da máscara, já que a mesma também era parda.
6º Passo : Com tudo pronto, coloquei a máscara em uma caixa, e entreguei-a para avaliação.
CONCLUSÃO
Podemos perceber, que ao desenrolar do trabalho hás varias reações, e mudanças de estados, dos materiais usados na construção da máscara, desde a vaselina até o material (tinta) usado para decorar a mesma. E podemos assim concluir, que a química está cada vez mais presente e é essencial em nossa sociedade independente de cultura, raça ou qualquer outra diferença.
Aluna: Jéssica Aparecida Prestes Pereira N°15 3ªB
Ensino Médio Dom Carlos, período matutino
Obrigada pela atenção!
Até mais :D
1º Passo > CONSTRUINDO O MOLDE
ResponderExcluirutilizou vaselina sólida para passar em meu rosto , após isso começou a espalhar pedaços de atadura gessada em minha face, de forma que cobrisse todo minha pele e ficasse resistente. Depois de alguns minutos, com a atadura já seca, retirou-se, e tampou os orifícios do nariz que Ficaram descobertos.
2º> Passo : VAZAMENTO DA MÁSCARA
foi escolher o material a ser usado para o vazamento. Eu usei o gesso. Misturei com água o gesso passei bastante vaselina no molde,coloquei o gesso dentro do molde esperei deixei secar durante dois dias. Após este tempo retirei o molde de atadura.
3°> Passo Arrumando as imperfeições.
Já com a máscara seca, usei uma lixa grossa e depois uma mais fina para tirar as imperfeições. até ficar com uma textura lisa.
4° > Passo Decorando a mascara
Pintei com tinta xadrez, Usei uma faca para fazer os detalhes.
5° Passo Base
A base que usei foi um pedaço de alumínio furei atras da mascara Coloquei bucha de parafuso e parafusei o pedaço de alumínio na mascara.
Concluímos que esse trabalho veio nos dar um conhecimento a mais
Sobre a matéria química que ela não esta só presente em formulas matemáticas mais em tudo que fazemos aonde estivermos a química está presente em nosso cotidiano nos ajudando a entender mais os processos químicos, e a entender mais como a vida funciona.
Alunos: Mateus Erthal e Jedielson Matias N° 08 e 11
Ensino médio Dom Carlos, Período Tarde. Série 3°C
Eai Professor
ResponderExcluirComo fiz minha mascara mortuaria?Passo te dizar que não muito facil cara...
1:Passei bastante vasilina em meu rosto,principalmente aonde tem pelos.
2°:Eu molhava a atadura e colocava em cima do meu rosto.Deixando por alguns minutos secar,e em seguida retirava o molde da minha mascara.
3°:Depois de 2 ou 3 dias pra secar bem aquele gesso da atadura,passei mais vaselina por dentro e preenchi de massa plastica.
3°:Deixer uma semana pra secar aquela massa,começei lixar ela e deixar bem lisa.
4°:Passei um chamado fundo(usado na pintura automotiva),e esperei 3 horas e passei uma lixa 400 com agua para alizar aquele produto,e esperei 1 dia secar bem.
5°:Pintei com tinta automotiva.E depois passei um verniz automotivo pra ficar melhor seu acabamento.
Esse experimento não foi facil,mas muito legal por que nunca tinha feito isso em todos meus anos de escola.Só Foi uma bagunça até terminar ela.
Aluno: Eduardo Do Amaral Oliveira N°09 3ªB
PRIMEIRA PARTE= Preparar as ataduras cortando em pequenas partes,
ResponderExcluirpassei vazelina no meu rosto e depois fomos colocando a atadura até forma o contorno do meu rosto e esperar um pouco até secar e depois e so esperar ums 2 a 3 dias ate a seca completamente.
SEGUNDA PARTE= Cobrir o molde de gesso ate as bordas depois esperei umas 2 horas e retirei a mascara do molde dai depois dechei ficar 2 dias até o gesso ficar completamente seco.
TERCEIRA PARTE= Passei uma lixa 600 a baze de água para ficar bem liza e apliquei a tinta acrilica dai depois coloquei no molde de vidro.
COMCLUZAO:
Aprendi que a quimica esta em toda as partes do preparo da mascara o gesso com seo processo quimico que de pó vira a estado de uma pedra e a vazelina que nao deixa o gesso grude no molde a quimica esta prezente em toda a nossa vida.
NOME: Ederson de Araujo NUMERO: 08 SÉRIE: "3B"
Ooi Professor (:
ResponderExcluirBom professor vou explicar como fiz minha mascara.
1ºPasso: MOLDEM DA MASCARA
apliquei vaselina em meu rosto,
cortei a atadura de gesso em
pedaços pequenos, molhei elas
e coloquei no meu rosto.
Deixei por 15 minutos ai retirei
e deixei o moldem secar por 3 dias.
2ºPasso: Vazamento da mascara
Eu escolhi fazer com gesso,
então fiz a massa de gesso
deixando ela homogênea,
coloquei ela dentro da mascara,
e deixei por 3 dias para secar
ai retirei o moldem.
3ºPasso: Lixei ela para retirar
alguns residuos do moldem que ficaram.
4ºPasso: Pintei ela inteira de preto,
contornei a boca e os olhos de vermelho
e assim conclui minha mascara. (y)
Conclusão Pessoal
Observei que a forma como é
produzida a mascara é interessante,
pois em questão de minutos o gesso,
deixa de ser uma mistura homogênea
a forma com que a vaselina não deixa
o mondem grudar no gesso.
Se comentar que a historia que envolve as
mascara são interessante,
como as mascaras eram usadas antigamente
por tantos povos, de culturas diferentes.
Esse foi o meu trabalho Sobre as
Mascaras Mortuária.
Aluno: Andreza Bento Nº:35 Série:3B
1:Passei vasilina em meu rosto.
ResponderExcluir2°:Eu molhava a atadura e colocava em cima da face do meu rosto.Deixando por alguns minutos secar,e em seguida retirava o molde da minha mascara.
3°:Depois de 2 ou 3 secar gesso da atadura,passei mais vaselina por dentro e preenchi de cola plastica.
3°:Deixer 5 dias pra secar aquela massa,começei lixar ela e deixar bem lisa.
4°: E passei uma lixa 360 com agua para alizar aquele massa,e esperei 1 dia secar bem.
5°:Pintei com tinta automotiva.E depois passei um verniz automotivo pra ficar melhor seu acabamento.
esse esperimento foi muito bom para mim pois aprendi coisas nova e nunca tinha feito isso antes..
Aluno:Mairon Olivera Nª25 Serie:3ªB Bloco 2
Olá professor Elton...
ResponderExcluirEsse experimento teve grande valia para o nosso grupo, pois com ele podemos constatar o relacionamento entre, a química, a arte, e a história. Também pudemos aprender sobre propriedades da argila e do geso. Com este e outros trabalhos pudemos ver o quanto a química está presente em nossas vidas...
Ê viva o 4° ano!!
Sabrina Schmickler n°16
Oiiii profº Elton =P
ResponderExcluirDetalhes do passo a passo da máscara mortuária:
1º Passo:O MOLDE:
Primeiramente passamos vaselina sólida para passar em todo rosto (principalmente nos pelos), depois disso começamos a colocar pedaços de atadura gessada, cobrindo todo o rosto e ficando resistente. Depois de 10 minutos, com a atadura seca, ela retiramos e tampamos os orifícios do nariz que haviam ficado descobertos, para q pudéssemos respirar durante o processo de confecção da mascara.
2º Passo : PREENCHIMENTO DA MÁSCARA:
primeiramente tivemos q escolher o material com qual iríamos preencher a mascara, nosso grupo escolheu o gesso para preenchermos nossas mascaras, com o gesso trabalhamos o s seguintes processos de produção de gesso( onde compramos o gesso em pó misturamos com água e deixamos reagir, formando uma pasta), depois com a pasta pronta preenchemos o interior da mascara de atadura gessada, deixamos secar durante um dia, com ela seca “desinformamos” e passamos para a outra fase...
3º Passo :AS IMPERFEIÇÕES
Retirada a máscara do molde, pegamos uma lixa e lixamos todos as imperfeições que nela haviam, tomando cuidado para não perder os traços da máscara, com uma lixa mais fina polimos a máscara deixando-a mais lisa e uniforme.
4º Passo : PINTURA:
Depois de uma pesquisa sobre povos que usavam esse tipo de mascara, escolhemos um povo, com o qual tendo o molde da máscara, iniciamos a pintura.
5º Passo : BASE:
A base com qual fizemos, foi a de cerâmica, pelo seu aspecto de maior flexíbilidade, para que se um dia querermos pendurar na parede da sala ficar mais fácil...
6º Passo : COLOCAR NA CAIXA E ENTREGAR
CONCLUSÃO
Concluímos que ao desenvolver desse trabalho ocorreu varias etapas nas quais obtemos maiores conhecimentos sobre a química, que esta cada vez mais presente no nosso dia a dia. As reações e mudanças dos materiais usados estão mais adquiridas em nosso conhecimento, tanto pratico como teórico.
Aluna: Gabriela Ariane Celi Nº: 12 serie: 3ªB
fala professor.
ResponderExcluirDETALHES PASSO A PASSO.
1°: o molde
o molde do rosto foi feito em sala de aula com a ajuda de minhas colegas.
2°:preenchimento da máscara
depois que o molde da máscara secou, foi preciso preencher com gesso, na primeira máscara tive dificuldade, mas na segunda, fiz o gesso corretamente.depois de passar vaselina na máscara, preenchi com o gesso.
3°:imperfeições
depois que o rosto secou, foi necessário desenformar ela, lavar e tirar as imperfeições que a vaselina causou na máscara.
4°:pintura
meu tema foi o Egito, só que no antigo Egito as máscaras mortuárias ou não, eram pouco ornamentadas com cores, apenas uma base dourada e detalhes em preto.
CONCLUSÃO
fazendo esse trabalho, alem de entender as propriedades que tem o gesso, pude me aprimorar ainda mais em história egípcia. desde a procura de como era feita as máscaras no antigo Egito, até a parte em que pintavam a máscara
Matheus Sendeski Lara. n°13 4"a"n
máscara mortuária.
ResponderExcluireste trabalho de química foi muito lucrativo para nós, foi interessante por que entendemos melhor sobre as máscaras.
Thamires Terras Moreira. n°:19 4"a"n
Foi muito bom fazer esse trabalho, descobrimos muitas coisas novas.
ResponderExcluirEstudamos as propriedades de gesso e outros materiais envolvidos e também várias civilizações que a utilizavam.
Eliane n°:4 4"a"n
Meu grupo trabalhou com a máscara mortuária de gesso, tema Egito. Este trabalho foi muito interessante pois envolveu toda a turma.Com ele aprendemos as propriedades do gesso e para que serve
ResponderExcluirCatiane n°:3 4"a"n