sexta-feira, 1 de junho de 2012

Uma breve passagem sobre a História da Química


Uma breve passagem sobre a História da Química

A Química acompanhou a humanidade desde seus primórdios, da descoberta do fogo a produção de ferramentas e utilização de produtos de origem animal e vegetal, foi conhecida até pouco tempo atrás como magia negra e alquimia.
Entretanto, seu conhecimento e evolução acompanhou a evolução da humanidade, sendo por isso uma construção histórica social humana, que se encontra em processo de construção, evolução, descoberta e redescoberta.
Hoje, tem a noção que os diversos processos de nosso cotidiano são explicados por esta ciência, que iniciou seu caminho como ciência a partir de meados do século XVII a partir de publicações de Boyle e outros colaboradores. Mas, somente no Séc. XVIII com contribuições de Lavoisier é que a química toma moldes experimentais para então, no século XIX iniciar a formação de profissionais especializados e a disseminação do conhecimento químico.
Nesse caminho, a produção do conhecimento científico de Química, sofreu influências por motivações econômicas, políticas e religiosas. Pois, após a segunda Revolução Industrial no século XIX, em parte a produção e a pesquisa foi volta para inovação industrial e desenvolvimentos de armamentos com fim de assegurar a autonomia e poderio das nações. E em outra parte, levados pelos ideais alquimistas, buscou e se busca ainda hoje a produção de materiais que assegurem conforto e maior longevidade ao homem.
Para aprofundar um pouco mais o assunto leia os textos indicados nos links: História da ciência: da idade média à atualidadeA contribuição de Aristóteles à ciênciaA história da evolução da química; A HISTÓRIA DA QUÍMICA POSSIBILITANDO O CONHECIMENTO DA NATUREZA DA CIÊNCIA E UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA DE CONCEITOS QUÍMICOS: UM ESTUDO DE CASO NUMA DISCIPLINA DO CURSO DE QUÍMICA DA UFBA.