quarta-feira, 28 de março de 2012

Pesquisa científica

A Pesquisa Científica



A pesquisa tem como objetivo gerar conhecimentos, promovendo evolução em todos os setores da vida moderna.
Para tanto, ela deve ser planejada e executada seguindo a rígidos critérios metodológicos, principalmente no tratamento de informações. Esses critérios devem estar de acordo com conceitos já consagrados pela ciência e de acordo com nomativas e Leis regionais.
Dessa forma, as constatações e/ou conclusões advindas pela pesquisa devem facilitar a compreensão da realidade e do meio, de fenômenos naturais ou provocados pelo homem.
Neste contexto, ela se diversifica de acordo com seu objeto de estudo, com técnicas de obtenção de dados, com os instrumentos utilizados, entre outros.Comunmente distinguimos com certa facilidade a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, porém, observamos que ela pode variar de acordo com os instrimentos, a objetividade, os proecedimentos e aplicação da pesquisa.
Para maior aprofundamento sobre o assunto recomendo a leitura dos textos apresentados nos links: PESQUISA CIENTÍFICA: O QUE É E COMO SE FAZ; Metodologia Científica; A pesquisa científica; O que é pesquisa científica

terça-feira, 20 de março de 2012

Cadeias Carbônicas


As cadeias carbônicas, ou moléculas orgânicas, são formadas pelo conjunto de Carbonos interligados entre si e á átomos de hidrogênio que podem ou não apresentar átomos de outros elementos químicos (chamados heteroátomos).
Essas cadeias podem ser classificadas de várias formas seguindo a critérios previamente determinados.
No entanto, comunmente classificamos de acordo com a disposição da cadeia, a disposição dos átomos de carbono para formar a cadeia carbônica, as ligações entre Carbonos, a natureza dos átomos que compõe a cadeia, e a presença ou não de anel aromático.
Para tanto, temos de saber que a cadeia carbônica principal ou central é a parte da cadeia que apresenta o maior número de Carbonos ligados em sequência e que ramificação e toda a parte que não participa da cadeia principal.
Para aprofundar um pouco mais mais vamos aos textos dos links: Classificação das Cadeias Carbônicas; Cadeias Carbônicas; Cadeias Carbônicas, conceito e classificação.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Configuração eletrônica


A configuração eletrônica trata da distribuição ou da disposição dos elétrons na eletrosfera.
A partir do modelo atômico de Rutherford, começou-se a pensar como os elétrons estavam dispostos na eletrosfera, e ai Bohr porpôs que estes dispunham-se em camadas de energia.
Daí pra frente, houve diversas contribuições que vieram a implementar o sistema e torna-lo mais eficiente. Como foi o caso de Linus Pauling e de Werner Karl Heisenberg, por exemplo.
Veja os links: Distribuição eletrônica; Configuração eletrônica; Configuração eletrônica do átomo

Soluções químicas



São sistemas em que duas substancias ou materiais existem juntas sem a ocorrencia de reação química entre elas. A substância em menor volume/quantidade é chamada de soluto e a com maior volume/quantidade é chamada de solvente, assim a união das duas chama-se solução.
Geralmente constituem misturas homogêneas ou hetrogêneas, e as vezes, as duas ao mesmo tempo.
Elas podem ser classificadas quanto ao tamanho das partículas, a solubilidade, a contração de soluto em relação ao solvente, ao estado físico das substâncias, a natureza das partículas e ao tamanho das partículas.
São bastante abundantes na natureza e, fontes de diversos materiais importantes em nosso dia-a-dia. Esses materiais são obtidos, ou separados dessas soluções por metodos de separação de misturas.
Os métodos de separação são escolhidos de acordo com a natureza dos componentes da misturas, seus estados físicos e o tipo de mistura.
Nesse sentido, podemos dizer que esse processos distinguem-se em processos físicos e mecânicos.
Para maior embasamento consulte os links: Soluções químicas; Soluto, solvente e solução; Soluções; As soluções; O que são soluções?

segunda-feira, 12 de março de 2012

Mácaras africanas


As máscaras tem um fundo simbólico muito expressivo nas culturas africanas, variando, de acordo com os reinos e regiões da Africa.
Podemos distigui-las por suas aplicações simbólicas, materiais e modos de fabricação.
Além de todo o ccontexto cultural que estas apresentam. Bem como, as formas de representação artísticas características de cada povo.
Em que, além de representação e expressão artísticas sempre buscam alguma utilidade para as peças.
É importante ressaltar a técnica utilizada para entalhar a madeira e moldar a argila e o metal.
Aprofunde lendo os textos: Mácaras africanas; As máscaras africanas e suas muitiplas faces; Arte Africana; A proposito das mascaras africanas; Tipos de máscaras africanas.

O petróleo



O petróleo é um líquido que varia sua cor de negro a castanho escuro, devido sua composição química ser mais ou menos concentrada de hidrocarbonetos ou de outros materiais.
Estima-se que tenha se formado pela deposição e decomposição de materia orgânica por milhares de anos em depositos no subsolo.
Além de ser fonte de combustíveis é também fonte de grande variedade de matérias-primas que servem para confecção de diversos materiais que acabam na produção de roupas, ferramentas, moveis, carros, medicamentos, entre outros.
De sua extração para o consumo e descarte de seus produtos o petróleo causa varios problemas ambientais.
Daí prega-se  o não udo de produtos de petróleo, mas, torna-se difícil imaginar um dia sem usar produtos de plástico por exemplo.
Para maior interação com o assunto consulte os links: Petróleo, um tema para o ensino de química; Composição do petróleo; Petróleo; Petróleo: mistura de hidrocarbonetos; Introdução à química do petróleo

terça-feira, 6 de março de 2012

Reações químicas

As reações químicas fazem parte de nosso cotidiano, e acontecem a todo instante no nosso corpo e no meio ambiente a todo o instante.
Por conceito, podemos dizer que são a união e a transformação de substâncias diferentes em outras substâncias. Como a mudança na constituição quimica, pode-se se dizer ainda que há tranformação da matéria.
Para produção de roupas, alimentos, casas, carros, cosméticos, medicamentos, entre outros, passam por reação química em alguma etapa do processo.
Leia os textos dos links: Reações químicas; Tipos de reação química; Reação Química: fenômeno, transformação e representação.

Modelos Atômicos


A discução sobre a constitução da matéria  já vem acontecendo desde antes de Cristo, na grecia os filosofos Leucipo e Democrito.
Eles proposeram que a matéria é formada por pequenas partículas indivisíveis, que foram nomeadas de átomos, do grego não divisível ou indivísivel.
Com o passar dos anos e avanções tecnologicos no campo de pesquisa permitiram a evolução cientifica e os modelos foram ficando cada vez mais elaborados e complexos.
Nesse sentido, os modelos vieram para facilitar a compreensão de sua composição estrutural e da constrituição dessas estruturas. Eles surgiram da experimentação e da tentativa dos cientistas explicar o que é e como é constituído o átomo.
Com isso, surgiram vários modelos atômicos mas, são os principais o de Dalton, Thomsom, Rutherford e Bohr.
Para saber mais leia os textos indicados nos links:
     Explanação dos modelos atômicos; Os principais modelos atômicos; Os Modelos atômicos; Modelos atomicos desde o inicio

sexta-feira, 2 de março de 2012

Normativas para produção dos trabalhos escritos


Em comum acordo com colegas professores e alunos optamos por seguir as normativas propostas pelo IFPR campus Palmas.
Nas quais, você encontrará modelo e formatação de todas as etapas do trabalho, da capa aos anexos.
Segue o link: Normativa para a produção de trabalhos científicos;
Normativas para trabalhos - resumo; Normativas para a produção de trabalhos acadêmicos.